Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.
É o programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.
Visa: alargar a dimensão europeia à escola; partilhar práticas pedagógicas inovadoras e novas metodologias com vista à melhoria das práticas letivas e de trabalho com os alunos dentro da sala de aula; proporcionar novas experiências aos alunos; promover a educação inclusiva; fomentar o desenvolvimento profissional dos professores.
Atividades que integram o programa:
. mobilidades (alunos com professores)
. jobshadowing (professores)
. cursos estruturados (professores e técnicos).
Entre os países que o AELC visitou com alunos, os alunos que recebemos e, ainda, os professores que estiveram entre nós em jobshadowing, foram mais de 1000 as pessoas diretamente envolvidas.
Público-Alvo:
Professores, Alunos e Técnicos
Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Margarida Mota
Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Margarida Mota
Programa pedagógico que visa promover a sensibilização para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens.
Este programa pedagógico visa: promover a sensibilização para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens; investir na consciencialização dos jovens sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu e, por conseguinte, nas nossas vidas quotidianas.
Do Plano de Ação anual da EPAS da ESLC constam: realização de Debates com Deputados Europeus e Nacionais, com Embaixadores, com figuras públicas, organização de eventos comemorativos das efemérides mais importantes no âmbito dos Direitos Humanos, do Combate à Violência sobre as Mulheres e sobre as crianças, Dia Internacional da Mulher, Semana do Holocausto, da defesa do Ambiente e da Sustentabilidade, visitas de estudo à Assembleia da República, ao Centro Europeu Jacques Delors e aos Centros Europe Direct, intercâmbios com outras Escolas Embaixadoras do país, colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, no âmbito de projetos de Geminação, dinamização das Redes Sociais, participação em Redes de Escolas Europeias com caráter informativo e de sensibilização e, obviamente, o evento maior, a celebração do Dia da Europa, no dia 9 de maio, o qual tem de ter sempre visibilidade externa e envolver a Comunidade Educativa e Local.
Público-Alvo:
Alunos do Ensino Secundário (CCH e CP).
Eco-Escolas
Fernando Bação
Eco-Escolas
Fernando Bação
Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação).
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Público-Alvo:
Comunidade escolar
Escola Azul
Arlete Cruz
Escola Azul
Arlete Cruz
Projeto de promoção da Literacia do Oceano, baseado em três eixos: compreender, comunicar e agir.
Projeto de promoção da Literacia do Oceano, baseado em três eixos: compreender, comunicar e agir.
Pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de adotar boas práticas de promoção da sustentabilidade da vida no Oceano, fonte de vida no planeta Terra.
Público-Alvo:
Comunidade Educativa
Parlamento dos Jovens
Jesuína Ribeiro
Lucília Oliveira
Parlamento dos Jovens
Jesuína Ribeiro
Lucília Oliveira
O Programa tem como objetivos promover a participação política, a reflexão e o debate sobre questões da atualidade e dar a conhecer o Parlamento.
O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República. Tem como objetivos promover a participação política, a reflexão e o debate sobre questões da atualidade e dar a conhecer o Parlamento e as regras do seu funcionamento.
Público-Alvo:
Jovens do ensino básico e secundário.
BE_SAFE
Jesuína Ribeiro
BE_SAFE
Jesuína Ribeiro
Projeto europeu – Consciencialização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres.
FINALIDADE
Orientado para a ação, visa prevenir e aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência que afeta desproporcionalmente raparigas e mulheres e contribuir para a alteração legislativa e de políticas públicas tanto nos países que integram a parceria – Croácia, Espanha e Portugal – como também a um nível europeu mais amplo.
BENEFICIAM DO PROJETO:
Jovens que frequentam o ensino básico e secundário, docentes, profissionais que trabalham com jovens, agentes das forças de segurança, assistentes sociais, profissionais de saúde, profissionais do sistema judicial, representantes das autoridades locais, regionais e nacionais, organizações da sociedade civil, especialistas em igualdade entre mulheres e homens, deputadas e deputados e representantes de organismos para a igualdade entre mulheres e homens.
ATIVIDADES
Investigação sobre a) atitudes, experiências e hábitos das crianças e jovens na utilização da Internet e das redes sociais e na exposição de crianças e jovens à ciberviolência, em particular contra raparigas e mulheres; e b) conhecimento, experiência, protocolos e recomendações de profissionais em contacto diário com crianças e jovens, nomeadamente docentes, pessoal auxiliar das escolas e forças de segurança. Esta será uma investigação baseada em metodologias quantitativas (inquérito) e qualitativas (grupos de discussão e entrevistas).
Desenvolvimento, implementação e avaliação do impacto de um programa educacional destinado a aumentar o conhecimento e o envolvimento ativo das e dos jovens no combate à ciberviolência em particular contra as raparigas e as mulheres. Este programa é dirigido a discentes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Prevê igualmente a capacitação/formação das partes interessadas, aumentando o conhecimento de profissionais de educação, profissionais de serviços de apoio a vítimas, serviços sociais, CPCJ e forças de segurança, e fortalecendo a cooperação intersetorial.
Conscientização de agentes institucionais sobre ciberviolência baseada no sexo, a nível local, regional, nacional e europeu, visando aumentar o conhecimento institucional sobre a ciberviolência contra raparigas e mulheres. Será também elaborado um documento estratégico com diretrizes para uma abordagem legislativa e política integrada de combate à ciberviolência com base no sexo.
Conscientização através do lançamento de uma campanha nacional de comunicação; realização de 4 conferências internacionais e 3 eventos públicos temáticos (assinalando o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres e o Dia Europeu da Internet Segura) e diversos materiais multimédia promocionais (uma brochura e vídeo).
Em Portugal o projeto abarca 3 regiões: Grande Lisboa, Alentejo e Centro.
+ informação: https://plataformamulheres.org.pt/artigos/projetos/be_safe-projetos/
Público-Alvo:
Jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Orçamento Participativo
António Narciso
Orçamento Participativo
António Narciso
Iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (DGEstE).
Iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (DGEstE). Consiste na apresentação de propostas de intervenção na escola, que beneficiem a comunidade escolar nos domínios científico e pedagógico e de renovação de espaços escolares para implementar nos seus estabelecimentos de ensino (EB Padre Alberto Neto e ES Leal da Câmara).
Esta iniciativa permite às escolas candidatarem-se a uma verba de 1300 euros.
Público-Alvo:
Estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
English Corner
Filomena Araújo
English Corner
Filomena Araújo
Atividade promovida pelo Grupo 120 - Inglês do 1.ºCiclo.
Atividade promovida pelo Grupo 120 - Inglês do 1.ºCiclo. Consiste na recolha fotográfica de atividades ou trabalhos elaborados ao longo do ano pelos alunos dos 3º e 4º anos nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento e na exposição das mesmas na secção de projetos da página do Agrupamento. Tendo como público-alvo Alunos, Docentes, Encarregados de Educação/Comunidade e Pessoal Não Docente, esta atividade vai ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo nas seguintes dimensões:
· D1.4 - Valorizar as aprendizagens dos alunos, promovendo a sua visibilidade na escola e na comunidade.
· D2.3 - Promover atitudes positivas face ao meio físico e cultural no quadro de uma cidadania global e interdependente.
· D3.7 - Consolidar a ligação à comunidade.
Público-Alvo:
Alunos do 1.º Ciclo (3º e 4º anos), Docentes, Encarregados de Educação/Comunidade e Pessoal Não Docente.
Clube de Robótica
Vitor Alves
Júlia Barata
Clube de Robótica
Vitor Alves
Júlia Barata
O Clube promove projetos que unem saberes de várias disciplinas, como eletrotecnia, informática, matemática e física, e aplicam a tecnologia a problemas reais.
O Clube da Robótica pretende ser um projeto Interdisciplinar que procura envolver os alunos na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares em torno de problemas e temas de pesquisa ou de intervenção reais.
O clube tem como objetivos:
Interligar-se com outras disciplinas do currículo (Eletrónica, Física, Informática, Matemática e Português).
Desenvolver projetos que envolvam:
MaKey MaKey – possibilidade de transformar objetos do dia-a-dia em touchpads.
Robots - LEGO Mindstorms.
Programar microcontroladores – Arduíno.
Programar Raspberry PI.
Linguagens de programação de alto nível, como o Scratch.
Público-Alvo:
Alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário
+ Tecnologias
Júlia Barata
Ana Ochoa
+ Tecnologias
Júlia Barata
Ana Ochoa
O projeto promove workshops, dinamizados por alunos, sobre tecnologias para reforço de competências técnicas e soft skills como comunicação e trabalho em equipa.
O projeto apresentado integra-se no âmbito do ensino profissional e visa o reforço das competências técnicas dos alunos através de workshops práticos sobre tecnologias emergentes, nomeadamente Android Studio e ASP.NET MVC. Estas formações são dinamizadas por alunos, promovendo o espírito de partilha de conhecimento e o desenvolvimento de soft skills, como a comunicação e o trabalho em equipa.
A importância deste projeto reside no apoio direto às Provas de Aptidão Profissional (PAP), permitindo que os alunos adquiram ferramentas úteis para os seus projetos finais, bem como contacto com ambientes de desenvolvimento reais e atuais, fundamentais para a sua futura integração no mercado de trabalho.
Objetivos do projeto:
Fomentar o contacto com novas tecnologias e ferramentas de desenvolvimento utilizadas na indústria.
Apoiar os alunos na preparação e execução das suas PAPs, promovendo a autonomia e a inovação.
Incentivar o ensino colaborativo, através da partilha de conhecimentos entre pares num contexto de ensino profissional.
Público-Alvo:
Alunos do ensino profissional, como está na página do agrupamento, encontra-se disponível para qualquer entidade que a consulte.
Educação para a Saúde (PES)
Teresa Mogrão
Educação para a Saúde (PES)
Teresa Mogrão
O Projeto tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis e o bem-estar físico, mental e social dos alunos.
O Projeto de Educação para a Saúde (PES) é uma iniciativa desenvolvida nas escolas, e nomeadamente nas escolas deste Agrupamento, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e o bem-estar físico, mental e social dos alunos. Visa ainda sensibilizar a comunidade educativa para a importância da prevenção de comportamentos de risco e da construção de uma cidadania ativa e responsável.
Ao longo do ano letivo, são dinamizadas várias atividades no âmbito do PES, como campanhas de sensibilização sobre a alimentação saudável, saúde mental, higiene, atividade física, educação sexual e prevenção de consumos nocivos (tabaco, álcool e drogas). Realizam-se também, sessões informativas com profissionais da área, concursos temáticos e dias comemorativos, como o Dia Mundial da Alimentação ou o Dia Mundial de Luta contra a Sida.
Público-Alvo:
Alunos do Agrupamento, professores e comunidade educativa
Musicalidades
Isabel Palha
Musicalidades
Isabel Palha
O projeto permite dar os primeiros passos na música, onde todos têm lugar para aprender, partilhar e crescer em harmonia.
O projeto MUSICALIDADES é um espaço aberto à criatividade e ao talento de todos - alunos e professores - que desejem tocar, cantar ou simplesmente dar os primeiros passos na música. Aqui, todos têm lugar para aprender, partilhar e crescer em harmonia.
Público-Alvo:
Alunos do 5º ao 12º Ano e Professores
Orquestra Escolar
Victor Santos
Orquestra Escolar
Victor Santos
Projeto da iniciativa da Câmara Municipal de Sintra.
Projeto, da iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, que visa proporcionar, aos alunos, a oportunidade de aprender e praticar música, beneficiando de aulas gratuitas de instrumento, Formação Musical e ensaios de Orquestra.
Público-Alvo:
2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário
Desporto Escolar
Paulo Sanches
Desporto Escolar
Paulo Sanches
O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, com um conjunto de práticas lúdico desportivas.
O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, com um conjunto de práticas lúdico desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha.
Grupo/Equipa:
- DE Comunidades
- DE Escola Ativa
- Multiatividades
- Desporto Adaptado
- Boccia
- Natação
- Surf
- Atividades Ritmicas e Expressivas (Dança)
- Badminton
- Padel
- Ténis de Mesa
- Futsal
- Basquetebol
- Voleibol
Público-Alvo:
Alunos do 2.º e 3.º ciclo e Ensino Secundário
Rádio Onda Jovem
Rafael Figueiredo
Nuno Alves
Rádio Onda Jovem
Rafael Figueiredo
Nuno Alves
O projeto é um espaço de expressão, criatividade e serviço à escola, dando voz aos alunos e tornando-se um elo de ligação entre todos os que fazem parte da comunidade escolar.
A Rádio Onda Jovem é um projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Produção Audiovisual (CPA). Tem como missão incentivar os alunos a desenvolverem competências na área da rádio, através da prática regular e da participação ativa na dinâmica escolar.
O clube tem como principais objetivos:
Promover o gosto e a prática da comunicação radiofónica.
Passar música durante os intervalos na Escola Secundária de Leal da Câmara, criando um ambiente mais dinâmico e acolhedor.
Divulgar atividades e projetos escolares ao longo do ano letivo, contribuindo para uma comunidade educativa mais informada e participativa.
Realizar emissões especiais dedicadas a datas e eventos relevantes, como:
O Dia da Escola Azul.
O Dia Europeu.
Outras iniciativas comemorativas ou institucionais.
A Rádio Onda Jovem é um espaço de expressão, criatividade e serviço à escola, dando voz aos alunos e tornando-se um elo de ligação entre todos os que fazem parte da comunidade escolar.
Público-Alvo:
comunidade educativa
Centro de Produção Audiovisual
Rafael Figueiredo
Nuno Alves
Centro de Produção Audiovisual
Rafael Figueiredo
Nuno Alves
Projeto que dá apoio ao grupo de teatro, à biblioteca, ao grupo de dança, grupo musical do agrupamento e palestras.
O CPA (Centro de Produção Audiovisual) começou em 1993. A Leal sempre foi muito dinâmica, com muitas atividades não letivas a decorrer quase diariamente. Houve ao início necessidade de dar apoio ao grupo de teatro Reticências, recém formado, ao nível do som e iluminação. No presente damos apoio ao grupo de teatro, à biblioteca, ao grupo de dança, grupo musical do agrupamento e várias palestras. O arquivo foi crescendo, primeiro em cassete VHS, depois em cassete HI-8, DVD, e por fim em disco e na nuvem. O CPA não existiria sem alunos incansáveis, voluntariosos e apaixonados pelo que fazem, alguns foram trabalhar para a televisão e grande parte seguiu mesmo a carreira na área da produção audiovisual. Os valores fundamentais do CPA são o trabalho em equipa, o voluntarismo, paixão e organização.
Público-Alvo:
Comunidade educativa
Ciência Viva - Secundário
Maria Manuel Costa
Ciência Viva - Secundário
Maria Manuel Costa
O Clube Ciência Viva do Secundário é um espaço dinâmico e colaborativo onde os alunos exploram temas das ciências.
O Clube Ciência Viva do Secundário é um espaço dinâmico e colaborativo onde os alunos exploram temas das ciências físico-químicas de forma teórica e experimental. Coordenado por uma docente da área, o clube promove o pensamento científico, a curiosidade e a experimentação. Para além do trabalho em laboratório, os alunos assumem um papel ativo na divulgação científica, organizando sessões interativas abertas à comunidade escolar, onde partilham experiências, explicações e desafios com os colegas. Estas atividades tornam a ciência mais próxima, acessível e envolvente para todos.
Público-Alvo:
Alunos do secundário e alunos dos outros ciclos de ensino e comunidade escolar
Brincar com a ciência
Maria Manuel Costa
Brincar com a ciência
Maria Manuel Costa
O projeto envolve alunos do ensino secundário na preparação e dinamização de sessões interativas de ciências dirigidas aos colegas mais novos do 1.º ciclo e do ensino especial.
O projeto "Brincando com a Ciência" envolve alunos do ensino secundário na preparação e dinamização de sessões interativas de ciências físico-químicas dirigidas aos colegas mais novos do 1.º ciclo e também aos colegas do ensino especial. As atividades são práticas, acessíveis e pensadas para despertar o gosto pela ciência desde cedo, promovendo a inclusão e a partilha de conhecimento de forma lúdica e participativa. Os alunos do secundário assumem um papel ativo como comunicadores de ciência, desenvolvendo também competências sociais e pedagógicas.
Público-Alvo:
Alunos do secundário, do 1 ciclo e do ensino especial.
Assembleia Municipal Jovem (AMJ)
Jesuína Ribeiro
Margarida Mota
Assembleia Municipal Jovem (AMJ)
Jesuína Ribeiro
Margarida Mota
Projeto da iniciativa da Câmara Municipal de Sintra
Este projeto, da iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, através da Assembleia Municipal, permite aos jovens:
· conhecer as atribuições e competências das autarquias locais;
· tomar consciência dos problemas da sua comunidade;
· conhecer os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU;
· ter uma voz que possa ser ouvida por quem tem competência para resolver os problemas;
· aprender a negociar para chegar a um consenso e a uma resolução;
· participar na resolução dos problemas detetados;
· pôr em prática os valores da democracia;
· construir a sua própria Cidadania.
Algumas das recomendações feitas pelo AELC que já foram implementadas pela Câmara Municipal foram:
- passagem pedonal aérea junto à Escola Secundária;
- ciclovia;
- associações juvenis e conselho municipal da juventude;
- entrada gratuita nos monumentos de Sintra, para dar a conhecer tudo o que está por detrás da classificação de Sintra como Património Mundial.
Público-Alvo:
Alunos da PAN e da ESLC
Ciência Viva na PAN
Cristina Pereira
Ciência Viva na PAN
Cristina Pereira
Projeto centrado na biodiversidade que através de metodologias STEAM, promove o pensamento científico, a cidadania ativa e a colaboração em atividades práticas e interdisciplinares.
O Clube Ciência Viva na PAN é um projeto que parte de atividades que se iniciam com uma turma do 8º ano e se alargam às outras turmas/anos de escolaridade/comunidade educativa, pela partilha de descobertas e lançamento de desafios. O tema central é o da biodiversidade, explorada em contextos cada vez mais amplos, do pátio da escola para o mundo, articulando temas abordados em Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia, com outras disciplinas, com o intuito de desenvolver o pensamento científico e a comunicação em ciência, a par do exercício de uma cidadania cada vez mais consciente e ativa. Realizamos atividades de campo/atividades experimentais/visitas de estudo/trabalho de projeto, etc., sempre centrados nos alunos, usando metodologias STEAM, estimulando a criatividade e a colaboração entre pessoas que, sendo necessariamente diferentes, se complementam no seu contributo para a resolução de problemas, num planeta Terra em constante mutação.
Público-Alvo:
Alunos do 3º Ciclo, com alargamento ao 2º Ciclo ao longo do ano, e possibilidade de extensão a toda a comunidade educativa.
Gira Volei
Chantal Silva
Gira Volei
Chantal Silva
Projeto de iniciação ao voleibol, destinada a jovens com idades entre os 8 e os 15 anos.
O Gira-Volei é uma iniciação ao voleibol, destinada a jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos. Num jogo onde se privilegia o exercício ao ar livre e a técnica do passe, o gira-volei promete ser uma atividade muito divertida!
Público-Alvo:
Alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo
Anima a tua escola
Tiago Rodriguez
Anima a tua escola
Tiago Rodriguez
O projeto pretende estabelecer pontes entre departamentos, clubes, escola e comunidade.
Pretende-se estabelecer pontes entre departamentos, clubes, escola e comunidade através de atividades transdisciplinares de animação social-cultural abertas a toda comunidade envolvente, visando a interdisciplinaridade.
Público-Alvo:
Comunidade educativa
Fotografia
Fernando Neves
Gertrudes Santos
Fotografia
Fernando Neves
Gertrudes Santos
Formação no âmbito da fotografia analógica e na captação e composição de imagens fotográficas.
Dar formação no âmbito da fotografia analógica (processamento e impressão de imagens a preto e branco) e na captação e composição de imagens fotográficas (fot. analógica e digital).
Público-Alvo:
Alunos e professores da ESLC
Clube de Cerâmica
Maria João Gomes
Clube de Cerâmica
Maria João Gomes
O projeto promove a criatividade, a expressão artística e o bem-estar por meio do trabalho com a argila.
O Clube de Cerâmica tem como principal objetivo promover a criatividade, a expressão artística e o bem-estar por meio do trabalho com a argila. É um espaço acolhedor onde os participantes podem aprender e aperfeiçoar técnicas de modelagem e vidragem, incentivando o desenvolvimento pessoal e coletivo. Além disso, valoriza a partilha de conhecimentos, a preservação de saberes tradicionais e o estímulo à sustentabilidade através da arte cerâmica
Público-Alvo:
Todos os alunos da escola que revelem interesse e cujo horário permita.
Programa Municipal de Educação Relacional
Liliana Sevilha
Programa Municipal de Educação Relacional
Liliana Sevilha
O Programa de Educação Relacional é um programa municipal e do Relational Lab, que coloca as relações humanas no centro da vida escolar.
O Programa de Educação Relacional é um programa municipal (Câmara Municipal de Sintra) e do Relational Lab, que coloca as relações humanas no centro da vida escolar, visando melhorar o sucesso escolar e o bem-estar de todos os envolvidos. Este programa trabalha através de uma fase de diagnóstico dos desafios relacionais, seguida por uma fase de formação e capacitação, com o objetivo de promover uma cultura escolar focada nas interações positivas, baseadas na empatia, respeito mútuo e na escuta ativa.
Público-Alvo:
Educadores, Alunos, Assistentes Operacionais e Famílias
UBUNTU
Liliana Sevilha
UBUNTU
Liliana Sevilha
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV, orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança.
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira), orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar,
enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida, reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor.
Público-Alvo:
Professores, Alunos e Assistentes Operacionais
Teatro Reticências
Elisabete Dourado
Bela Oliveira
Teatro Reticências
Elisabete Dourado
Bela Oliveira
O Teatro Reticências tem como objetivo promover formação no âmbito da Expressão Dramática e apresentar espetáculos à comunidade escolar.
O grupo de Teatro Reticências da existe há mais de vinte e cinco anos e tem os objetivos de promover formação no âmbito da Expressão Dramática, dinamizada pelo encenador/ator Rui Mário (do grupo de Teatro Tapafuros) e apresentar espetáculos à comunidade escolar. As suas atividades iniciam-se em outubro, estando as inscrições abertas desde o início do ano letivo (setembro), na Biblioteca da ESLC. As sessões decorrerão ao longo do ano letivo: 3ª feira (18h40-20h10) e 6ª feira (18h40- 20h30), no Auditório do Centro Paroquial de Rio de Mouro.
Público-Alvo:
Alunos da Escola Secundária Leal da Câmara.
Programa de Mentoria para Alunos da PAN
Andreia Sampaio
Programa de Mentoria para Alunos da PAN
Andreia Sampaio
Programa de promoção do sucesso académico, onde existe uma parceria entre alunos, baseado no compromisso, confiança mútua e respeito.
Programa de promoção do sucesso académico, onde existe uma parceria entre alunos, baseado no compromisso, confiança mútua e respeito. Corresponde a um processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal com acompanhamento, em que se promove a transferência de conhecimentos e competências do mentor para o mentorado.
Público-Alvo:
Alunos da PAN
Eco Escolas PAN
Emilia Pereira
Cristina Pereira
Eco Escolas PAN
Emilia Pereira
Cristina Pereira
O projeto tem como missão despertar, nos intervenientes da comunidade, o cidadão ecológico que vai atuar desde a escola à sua casa, à sua localidade.
Somos um grupo de professores, alunos e funcionários que promove a educação ambiental em torno de temáticas que são propostas pelo programa nacional da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Projeto Rios, Escola Azul, Ciência Viva, TAGIS, Jardim Zoológico, entre outros, envolvendo toda a comunidade, lançando desafios, acompanhando projetos de turmas e partilhando saberes com investigadores de diversos domínios, com empresas e associações. A nossa missão é despertar, nos intervenientes da comunidade, o cidadão ecológico que vai atuar desde a escola à sua casa, à sua localidade, sobre a sua comunidade, defendendo os objetivos de desenvolvimento sustentável inerentes a uma partilha justa do planeta que é de todos.